Prince of Persia: The Lost Crown é um jogo Metroidvania que, apesar de acertar muito, fica aquém da grandeza. Nos seus momentos mais inspiradores, The Lost Crown é um maravilhoso Metroidvania. Seu mapa labiríntico 2D é elaborado com cuidado e é inteligentemente equilibrado, ganhando vida com a vibrante paleta de cores do jogo, que é tão deslumbrante quanto convidativa. Seus quebra-cabeças ambientais são desafiadores, mas recompensadores, e sua biblioteca de habilidades especiais, adquiridas incrementalmente, garante que a exploração pareça fresca do início ao fim. No entanto, os recursos narrativos de A Coroa Perdida são desnecessariamente complicados e muitas vezes interrompem meu fluxo, me distraindo forçadamente de tudo o que o jogo faz tão bem.
Abordarei a história do jogo com mais detalhes posteriormente, mas a essência aqui é a seguinte: o príncipe Ghassan foi sequestrado, você assume o papel do ágil guerreiro chamado Sargon e, ao lado de seus companheiros de batalha chamados Os Imortais, cabe a você salvar o príncipe e, assim, salvar o dia. Uma série de eventos que não vou estragar aqui inevitavelmente complica as coisas pelo caminho, e enquanto luta para superar os antagonistas da hora, o jovem Sargon aprende uma série de habilidades superpoderosas que lhe permitem acessar novas áreas e superar obstáculos antes impenetráveis.
Os melhores jogos Metroidvania vivem ou morrem pelas complexidades, intriga e interconexão de seus mapas, e o constantemente evoluindo Monte Qaf de Prince of Persia: The Lost Crown é um bom exemplo disso. Desde os viscosos Profundos até as Catacumbas profundamente escuras, os vastos Arquivos Sagrados e o Citadela de vários níveis, cada local tem seu próprio estilo idiossincrático, uma horda de inimigos hostis e um tesouro de itens-chave e quebra-cabeças ambientais. Em uma clara homenagem aos 35 anos da série, estes frequentemente incluem algum tipo de armadilha de espinhos, plataformas deterioradas, placas de pressão, mastros bem posicionados e mecânicas de manipulação do tempo – e quando tudo isso se junta, ou melhor, sempre que você descobre como superá-los quando se juntam, é quando The Lost Crown realmente se encaixa.
Esses enigmas nivelados, que misturam física e desafios mentais, foram além da minha coisa favorita em Prince of Persia: The Lost Crown, oferecendo uma compreensão perspicaz do que impulsiona o gênero Metroidvania sob a fachada de superpoderes legais e batalhas de chefes maiores que a vida. Joguei muitos jogos desse tipo que falham em entender a importância de equilibrar a intriga tanto nos momentos de calma quanto em alta velocidade simultaneamente, mas em termos mecânicos, The Lost Crown está no ponto certo. Não me entenda mal, você enviará Sargon para a batalha contra mais deuses antigos do que pode agitar suas lâminas gêmeas, mas a jornada até lá muitas vezes é pontuada por uma plataforma inteligente e inteligente.
Ao fazer isso, você aproveitará as habilidades e itens especiais de Sargon. Suas confiáveis lâminas duplas Qays e Layla são a principal fonte do combate corpo a corpo robusto e satisfatório do jogo; enquanto seu Arco de Menolias e um punhado de outras armas desenterradas pelo mapa, permitem que você varie seu ataque conforme avança. Uma série de Amuletos em camadas aumentam a força de ataque e defesa – com o “Bênção” aumentando a saúde máxima e a “Noiva do Lobo” convertendo o dano recebido em acumulação de Athra – com Athra ganho ao atacar inimigos. Uma vez que você preenche a barra de Athra que fica no pé da tela, você pode liberar ‘Surto de Athra’ que fornecem outra camada de opções de ataque.
Os ‘Memory Shards’ permitem capturas de tela de locais em tempo real, facilitando a marcação do mapa e a identificação de áreas-chave para reexplorar. Essa ferramenta ajuda a manter o rumo e o ritmo de avanço no jogo.
De volta ao front dos quebra-cabeças, alguns dos meus dilemas ambientais favoritos envolviam a habilidade “Sombra do Simurgh” de Sargon, onde o herói forma uma sombra de si mesmo para a qual ele pode teleportar depois de realizar outros deveres. Um quebra-cabeça a esse respeito me fez ficar em uma plataforma com vista para um poço de espinhos, formando uma sombra, caindo no poço, atirando meu arco em um sino que virava uma plataforma diferente, teleportando de volta para minha forma original e depois correndo pela plataforma virada para alcançar uma nova área. E se isso parece confuso quando escrito, deixe-me garantir que minha cabeça estava absolutamente girando durante os 15 minutos ou mais que levei para finalmente resolvê-lo. Os momentos de eureka que se seguem ao descobrir o que fazer em um quebra-cabeça, e então finalmente acertá-lo, são incomparáveis em Prince of Persia: The Lost Crown.
Por mais excelente que seja Prince of Persia: The Lost Crown, ele tende a tropeçar em armadilhas por causa de sua história. Dado o quão bem o jogo entende a importância de ligar seus momentos mais tranquilos aos mais barulhentos, para mim ele erra totalmente o alvo com suas interjeições narrativas. Lidando com temas de tempo e espaço e a manipulação de ambos, a história de The Lost Crown é complicada desde o início, mas também faz pouco para nos fazer nos importar com os personagens em questão – mal construindo nosso relacionamento com o protagonista Sargon desde o início e fazendo muito pouco para nos fazer nos importar com as estrelas satélites que ajudam e obstruem seu caminho ao longo do curso.
Pior ainda, muitas vezes senti que Prince of Persia: The Lost Crown estava me forçando sua história, interrompendo tudo o que faz tão bem para compartilhar algo sobre Sargon ou outra pessoa que raramente parecia fundamental para a minha progressão. Sou sempre cuidadoso ao comparar colegas de gênero entre si, mas enquanto jogos como Hollow Knight ou a série Blasphemous contam grande parte de suas histórias através da exploração, descoberta no local e como os jogadores podem interpretar as coisas que descobrem, The Lost Crown muitas vezes está determinada a falar com você, e o ritmo sofre como resultado.
Tudo isso faz de Prince of Persia: The Lost Crown um pouco de um enigma em si mesmo. É um grande jogo Metroidvania, cheio de surpresa e espetáculo, lutas contra chefes difíceis e imponentes, um mapa expansivo que é inteligentemente amarrado, com habilidades que são desbloqueadas através de quebra-cabeças que são consistentemente difíceis, mas nunca injustos. Quando permitido respirar, ele se destaca como um dos melhores jogos Metroidvania que joguei nos últimos anos, e ainda assim, ao mesmo tempo, é sufocado por uma história decepcionante e cenas de corte desajeitadas que interrompem com muita frequência o fluxo que sustenta o próprio gênero Metroidvania. Quando você está no clima, é maravilhoso. Quando você é removido à força dele, é um desperdício.
Dito tudo isso, ainda recomendaria Prince of Persia: The Lost Crown para os fãs de Metroidvania, assim como para os fãs antigos de Prince of Persia, cuja experiência com a série remonta ao final dos anos 80/início dos anos 90. Para aqueles que desejam mais no mesmo estilo de aventuras em 3D como As Areias do Tempo, este não é o caso. Mas é um retorno à forma relativa para uma série cuja última incursão principal ocorreu há 14 anos – é apenas decepcionante que este jogo muito bom tenha sido impedido de alcançar a verdadeira grandeza.
A revisão
Prince of Persia: The Lost Crown
Prince of Persia: The Lost Crown é um jogo Metroidvania de alta qualidade, com enigmas desafiadores e batalhas épicas, mas sua narrativa confusa limita seu potencial. O mapa elaborado e colorido do jogo oferece uma exploração fresca, mas as interrupções narrativas prejudicam o ritmo. As habilidades únicas de Sargon e os quebra-cabeças ambientais são destaques, embora a história complexa e pouco envolvente deixe a desejar. No geral, é uma excelente adição ao gênero, mas não atinge a grandeza devido às suas falhas na narrativa.
PRÓS
- Visualmente deslumbrante;
- Batalhas de chefes são grandiosas;
- Design de níveis e quebra-cabeças ambientais são brilhantes.
CONTRAS
- História é desnecessariamente complicada e confusa;
- Ritmo ocasionalmente sofre como resultado.
Prince of Persia: The Lost Crown OFERTAS
Coletamos informações de muitas lojas para obter o melhor preço disponível