A sensação de tristeza e vazio que muitas pessoas sentem ao terminar um jogo, conhecida como depressão pós jogo.
Você se sentiu perdido com aquela sensação de vazio ao terminar um jogo ao ver os créditos descendo pela sua tela e você se dando conta de que nunca mais você vai ser o mesmo porque afinal de contas você criou uma relação íntima ali com aquele jogo, talvez com o personagem, com a sua história, com suas decisões que afetaram imensamente o rumo da sua história naquele jogo. E quando você se dá conta que aquele jogo acabou e que você volta pra realidade o que pode ser muito forte e você sente aquele vazio, aquela sensação de perda como se tivesse perdendo alguém, sabe, perdendo um relacionamento. Eu tenho certeza que você já se sentiu assim, eu já me senti assim, todos nós que jogamos ou que tivemos algum tipo de interação com algum tipo de mídia, seja filmes, séries, livros. A gente se sentiu assim e existe um nome para isso, o nome disso se chama depressão pós jogo.
Durante o carnaval, aproveitei para descansar, para poder relaxar e poder jogar alguns jogos que estavam no meu backlog, que eu tava postergando porque eu confesso que nos últimos tempos eu tenho definido muito bem os meus horários e tenho tentado aproveitar mais para descansar, para dormir, para fazer outras coisas. Os jogos têm diminuído um pouco e eu tenho sido bem seletiva nas minhas escolhas porque assim tá tudo bem; a gente não terminar um jogo, né? Isso uma his ola para um outro vídeo.
Então, se você quer saber sobre essa história também, já se inscreve aqui no canal, ativa o Sininho, me segue nas redes sociais para a gente continuar por ali.
Como eu aproveitei o carnaval, eu decidi terminar esses dois jogos. Primeiro, na verdade, vou me corrigir. Terminei um jogo que eu estava já jogando bastante, que era o Rise of Tomb Raider, e quando eu terminei ele, bom, eu tive um pouco de tristeza no coração e aí logo eu parti para substituí-lo e joguei outro, o The Gut, inclusive está no Game Pass. Você pode comprar o game, me peça pelo pessoal da very hard games, que é parceira aqui do canal. O link tá aqui embaixo na descrição. E agora, lembrando que eles também têm códigos de outras regiões. Então, você consegue pagar mais barato para adquirir o seu Game Pass.
Mas voltando aos jogos, eu senti uma tristeza muito profunda, muito, muito profunda. Sabe, foi inacreditável aquilo que eu tinha sentido. Eu me senti vazia, eu me senti perdida e não foi a minha primeira vez. Quando eu terminei de assistir Naruto, eu sou fã de carteirinha, mas quando eu terminei de assistir Naruto, eu assisti os 720 episódios de Naruto, eu assisti os 11 filmes de Naruto. Quando eu terminei tudo, quando eu terminei de assistir o último episódio, cara, eu me senti muito, muito perdida, muito órfão. E aí, todas essas emoções de tristeza, de revolta, do que eu vou fazer da vida, ai não tenho nada para fazer, porque tudo que eu tava fazendo acabou, e a realidade da vida real bate bateram à tona para mim. Eu me relembrei, e é engraçado que é tudo muito rápido, é assim, são que questões de milésimos de segundos que vem todas as informações, e elas vêm com uma enxurrada de emoção muito forte. Se você não tem um controle emocional muito grande, você pode pifar. Mas como eu sou calejada com isso, e eu venho estudado há muitos e muitos anos isso, afinal de contas eu fiz comunicação e na né, na faculdade de comunicação, nós também estudamos psicologia. Nós estudamos. Mais especificamente, psicologia para massas. Quando a gente fala de psicologia para massas, a gente quer dizer massas, massas de comunicação, né? A massa, as pessoas, as grande quantidade de pessoas que a gente impacta através da nossa comunicação. E aí existe diversas formas, não é comunicação só de falar, né? A gente pode falar, como a gente se veste, como a gente se adapta àquela tipo de mídia, que eu falo, com mídia, rádio, TV, internet, enfim, esse tipo de coisa. Então, já sou um pouco mais calejada, né? E também, eu sou uma coro gamer, né? Tenho 40 anos. Então, a gente vai ganhando mais conhecimento. Mas por que que eu tô falando tudo isso? Porque se eu me sentir assim, obviamente que isso não é um sentimento só meu, não é mesmo? Então você que tá aí do outro lado, me olhando, me escutando, deve estar balançando a cabeça e falando assim: “Cara, com certeza, eu já senti isso.” Que coisa interessante.
Eu tenho certeza que você de alguma vez na sua vida sentiu a tal depressão pós jogo. É sobre exatamente esse assunto que a gente vai conversar hoje aqui no vídeo.
Oi, eu sou a Raquel, sejam muito bem-vindos ao canal, e eu tenho certeza que você já sentiu a tal da depressão pós jogo. Cara, isso é mais normal do que você possa imaginar, mas provavelmente você nunca se deu conta. Por quê? Porque você provavelmente não é doido o suficiente, igual a mim, para sair estudando esse tipo de comportamento um tanto quanto depressivo. Porque a gente está num momento ali triste; você a última coisa que você quer pensar é em tristeza. Mas como eu sou uma pessoa que gosta de desafios, eu comecei a colocar o tico teco para funcionar, né? De vez em quando é bom isso acontecer e eu acabei me aprofundando e relembrando muitas das coisas que eu estudei na minha época de faculdade. Olha, tem tempo isso, hein? E