7 BEAT ‘EM UPS DESCONHECIDOS DO ARCADES QUE SÃO EXCELENTES!
Salve família nostálgica, beleza? Nos anos 80 e 90, um dos estilos que mais tinham no mundo dos games eram os Beat em Ups, conhecidos popularmente como os brigas de rua! Esse gênero hoje em dia é pouco explorado, mas 30 anos atrás existiam aos montes e com o tempo alguns caíram no esquecimento, mesmo por quem viveu a época de ouro dos fliperamas!
O intuito do vídeo de hoje é resgatar essas memórias ou apresentar a vocês uns beat em ups diferenciados, beleza? Borá lá!
- Pu·Li·Ru·La – 1991
- Vou iniciar com o jogo mais esquisito que você verá hoje. O nada famoso Pu·Li·Ru·La, eu não errei não, é esse mesmo o nome do jogo. Um título de 1991 desenvolvido pela Taito! O estilo do jogo começa bem desenhado e até me fez lembrar o bom e velho simpsons daquela época. Mas só o começo do jogo que é assim. Depois de um tempo começam a aparecer chefes e inimigos cada vez mais bizarros. Figuras de pessoas reais, inclusive em posições suspeitas! O jogo varia bastante o ambiente, o que é um ponto positivo, só que ao mesmo tempo retrata várias figuras estranhas que dão aquela vergonha alheia. Quem em sã consciência vai querer um jogo com um cara ao fundo mostrando o popozão? Apesar da bizarrice, Puli Rula ganhou ports para vários consoles e é um título até interessante para jogar no modo cooperativo e sair um pouco da rotina!
- Karate Blazers – 1991
- Da mesma produtora de Sonic Wings, ou Aero Fighters para os mais chegados, existe um Beat em Up chamado Karate Blazers, lançado em 1991 pela Video System! Um briga de rua de respeito, com cenários típicos de cidade grande, somado à história em que temos que resgatar uma donzela em perigo, coisa muito corriqueira em jogos dos anos 90! Karate Blazers tem o ambiente bonito, personagens que retratam bem o beat em up da época, inimigos dignos e chefes apelões de tempos em tempos. Dizem até que esse título se inspirou exageradamente em Final Fight da Capcom, e as semelhanças são tão grandes que um desavisado poderia até confundir com algum tipo de spin off da série! O que você acha? Parece ou não parece com Final Fight?
- 64th. Street – A Detective Story
- Agora vou falar de outro Beat em Up, também de 1991, que também envolve uma donzela em perigo! O jogo se chama 64th. Street, e conta a história de dois detetives que foram contratados por um milionário para salvar sua filha que está em perigo! O interessante é que alguns cenários têm mesmo um estilo de escritório, bem condizente com filmes de detetive, e os protagonistas se vestem à caráter! Mas também tem muitos outros ambientes, inclusive futuristas com androids e tudo mais! Um excelente título para você que está procurando jogos beat em up para jogar!
- Hook – 1992
- Nem todo Beat em Up precisa se passar em ruas de grandes cidades, alguns bons títulos como Hook, por exemplo, se saíram muito bem em docas e ilhas desertas! Hook, conhecido aqui no Brasil com a famosa série Peter Pan, é uma adaptação do filme dos anos 90! Aquele filme dirigido por Steven Spilberg e estrelado por Robin Williams! Inclusive tem os mesmos personagens aqui para você escolher! O game tem ambientes e inimigos fiéis à sua proposta, e várias vezes encontramos o capitão gancho durante as batalhas à beira do mar, e uma última vez no final do jogo! Aliás, o final até mostra o rosto pixelado do próprio Robin Williams. Apesar da má fama da época de que games inspirados em filmes eram ruins, essa versão árcade ficou muito boa!
- Ninja Baseball Batman – 1993
- Vou falar agora do jogo Ninja Baseball Batman, mas não é um jogo de ninja, não é um jogo de baseball, e nem mesmo um jogo do Batman. O Beat em Up Ninja Baseball Batman produzido pela Irem em 1993, trouxe um estilo mais desenhado com personagens relacionados a todo tipo de esportes, focado, claro, principalmente no Baseball! Desde cartas, bolas, estádios, tacos e até luvas! Os gráficos ficaram bem feitos com personagens e ambientes bem desenhados! Para fãs de Baseball e beat em up das antigas, esse jogo aqui é indispensável!
- The Gladiator – 1986
- Em 1986 a Taito ajudava a produzir um título chamado The Gladiator, e apesar de fazer mais de 35 anos que esse jogo foi lançado, ainda é muito divertido quebrar o pau nas máquinas de fliperama! Tudo se passa num ambiente medieval, e talvez o cenário seja a parte que mais diferencia esse título de centenas de outros daquele tempo. Detalhes muito bem feitos de inúmeras partes do mundo antigo. O jogo é curto e muito difícil. Mas que jogo de fliperama é fácil, né?
- Arabian Fight – 1992
- E para encerrar vou falar de um jogo da SEGA que apesar de ter sido bem jogado na época, teve algumas falhas que fizeram o título ser esquecido! O game se chama Arabian Fight e é focado totalmente num ambiente que envolve muita areia, lâmpada mágica e roupas típicas daquele tempo! Existem 4 heróis diferentes para escolher, e é possível jogar com até 4 players. E obviamente, um jogo das arábias, tem que ter uma dançarina do ventre, uma linda moça vestida a caráter, mas que desce a lenha em inimigos dos mais variados tipos! O problema é que o game possui um efeito que é bom e ruim ao mesmo tempo, em que os inimigos transitam pela tela para frente ou para o fundo do cenário, porem, excessivamente! Muitas vezes os oponentes estão tão próximos da tela que acaba dificultando a visão, isso tudo misturado com as magias e explosões. Um efeito bonito mas que atrapalha muitas vezes! No geral, um bom título que merece ser rejogado por quem curte um Beat em UP diferenciado!
Espero que você ai tenha gostado dessas dicas de Beat ‘em Ups desconhecidos que são excelentes! Muito obrigado e até a próxima!!